
1. Gramado e serras gaúchas.
Gramado é uma bela cidade. Nesta época do ano, fica inteiramente enfeitada e iluminada tendo em conta o "Natal Luz" que, anualmente, é promovido. A pequena cidade de cerca de 32 mil habitantes, com seus inúmeros hotéis e pousadas completamente lotados, tem quintuplicada sua população com os turistas que lá chegam. Além da beleza natural da cidade, inteiramente florida com hortênsias e a presença de araucárias gigantes em todo o lugar, a decoração natalina torna o local muito agradável. O clima é outro referencial: muita chuva, temperatura amena durante o dia e frio intenso à noite, tornando convidativos os principais pratos dos milhares de restaurantes: massas, peixes finos (trutas e côngrios) e muito fondue. Isto tudo, regado do melhor vinho do país, in loco. Próxima de Gramado, a cidade de Canela, é outro ponto especial de turismo, principalmente o parque onde se encontra a cachoeira do Caracol. Há também uma bela igreja na cidade. Aliás, igrejas belas proliferam naquela região. Além desta de Canela, a de Gramado, toda construída de pedra, é outro espetáculo de fé e bom gosto. Um pouco distante de Gramado, em Caxias do Sul (cerca de 12o km) há outra linda igreja com pinturas do célebre pintor Locatelli. E, falando de Caxias, fala-se da região dos vinhos, onde uma tríade de cidades composta de Caxias, Bento Gonçalves e Carlos Barboza, apresenta o que há de melhor na vinicultura nacional, além de finos queijos e salames. Tudo feito com esmero e carinho, geralmente por grandes cooperativas, uma característica marcante e elogiável daquela região.
2. Missas e presença de crianças.
Todos nós sabemos da importância da educação religiosa na tenra idade. No entanto, há uma época certa para tal iniciação. Infelizmente, poucos são os sacerdotes que procuram esclarecer aos pais sobre a época certa de levarem seus filhos aos templos. Consequência desta desídia: está cada vez mais difícil conseguir assistir uma cerimônia religiosa sossegado. Cada vez mais, aumenta a frequência de crianças, de colo, na companhia dos pais os quais não sabem ou não conseguem mantê-los comportados. O resultado é catastrófico. Fica a pergunta: até quando?
3. Sonho de deputado.
Nosso deputado federal, não reeleito, em entrevista dada a jornal local, afirmou que há 98% de chances de voltar a ocupar a cadeira legislativa federal, tendo em conta possíveis convites, a deputados eleitos do partido, para ocuparem cargos em ministérios ou empresas públicas.
Há porém uma pequena nuvem no horizonte. Em notícia dada por jornal da capital, são grandes as chances de Ciro Gomes ser convidado e aceitar o Ministério da Integração, na contramão dos anseios do PSB, entre os quais o do deputado sonhador. Quem viver, verá.
4. Basquete.
Com a vitória no último jogo do playoff, o basquete francano respirou aliviado. Agora, parte para novo playoff, desta vez contra o bom time do Pinheiros, da Capital. O drama continua. Se o time não conseguir passar pelo novo desafio, o que o levaria à disputa da série final, as críticas irão reaparecer e todos irão aguardar a posição do Prefeito em relação à ameaça de corte do patrocínio. Para o próximo ano, o desejo é que se mude o foco. Vamos deixar de insistir em jogadores veteranos e estimular a formação de novos valores. Que o basquete seja, REALMENTE, amador, e não privilégio de poucos e afortunados amigos do Poder!
Nenhum comentário:
Postar um comentário