domingo, 9 de setembro de 2012

Alexandre derrapa. Nível fraco das divulgações eleitorais na TV. Corte da água em Franca pode influir no pleito.

1. Alexandre derrapa.

O jornal Comércio da Franca realiza "sabatinas" com os candidatos a prefeiro de Franca. Já foram ouvidos os principais entre os com mais intenções de votos nas pesquisas. O candidato Alexandre Ferreira (PSDB), indicado e apadrinhado pelo atual prefeiro Sidnei Rocha, ouvido na última quinta-feira, saiu-se mal, principalmente na matéria em que deveria melhor conhecer, a da saúde, setor que comandou no governo atual por longos anos e que, justamente, é o mais criticado pela população. Suas respostas a perguntas básicas foram incompletas e inconsistentes, conforme noticiou o jornal Comércio da Franca, no caderno "Eleições 2012" de 07/08/setembro, p.1, deixando muito a desejar, conforme o esperado.
Por outro lado, repercutiu muito mal a interferência do prefeito Sidnei, conforme informou o repórter Edson Arantes, autor de "Opinião. Bastidores", na mesma edição, p.2, sob o subtítulo "Candidato Sidnei", mencionando o desespero do padrinho às dificuldades encontradas pelo apadrinhado e, em ato típico de falta de respeito, na platéia, teria gritado: "Vocês só vão falar de saúde?". Acostumado a "chutar cones" e a desrespeitar a democracia, o prefeito, felizmente, recebeu resposta à altura do apresentador Leandro Vaz, o qual respondeu: "Gostaria de pedir a platéia para não se manifestar. Da próxima vez, vamos perguntar ao secretário de Saúde sobre cultivo de orquídeas".
Ou seja, o candidato não se impõe, sendo que deveria aparecer por méritos próprios! O eleitor, como sempre, estará atento ao desenrolar das participações.

2. Nível fraco das divulgações eleitorais na TV.

A qualidade das gravações publicitárias apresentadas nas campanhas dos candidatos às eleições francanas está muito fraca. Forçados a mostrarem suas qualidades na TV Record, reconhecidamente com menor audiência do que a TV Globo Ribeirão, os quadros apresentados sofrem de uma falta de criatividade enorme, aliada à baixa qualidade técnica e textos que pouco informam. As matérias dos candidatos Graciela (PP) e Gilson (PT) se destacam um pouco em relação às dos demais, mas, de maneira geral, todas têm um nível bem inferior às apresentadas pelos candidatos de Ribeirão Preto.
Em Ribeirão Preto, a maçica aparição dos candidatos Dárcy e Gandini, ofusca a dos demais, sendo a que mais decepciona a de Nogueira (PSDB), muito repetitiva e cansativa. A propaganda de Gandini(PT) tem alguns quadros bem fracos e o jingle não poderia ser pior com a adoção do tom caipira.
Já a campanha da atual prefeita Dárcy (PSD), é muito bem feita, profissional ao extremo, podendo fazer a diferença no resultado final das eleições.

3. Corte de água em Franca pode influir no pleito.

Há um certo tempo, tendo em conta o período longo de estiagem, os jornais têm noticiado declarações do gerente local da Sabesp, vereador pelo PSDB, sobre a provável necessidade de cortes temporários do fornecimento de água, em períodos alternados, nos bairros da cidade, em razão do nível baixo dos reservatórios.
Trata-se de notícia pouco explorada pela imprensa, uma vez que o atual prefeito, no início de seu atual mandato e, em período crítico do abastecimento, renovou a concessão da exploração do serviço público à Sabesp, recebendo em troca 30 milhões que serviram para recapear a cidade e deram destaque à administração, sendo uma das bandeiras da campanha. Ora, à época, deveria ter sido feita previsão para que, com a renovação do contrato, a cidade não mais ficasse à mercê das intempéries do clima, como agora se está a verificar. Ou seja, o eleitor irá ponderar que água, como sempre, é muito mais importante do que asfalto e conversa fiada.

Nenhum comentário: