domingo, 29 de abril de 2012

Prioridades políticas de Franca e outros assuntos.

1. Prioridades Políticas de Franca.

Tendo em conta as últimas manchetes dos jornais locais, Franca tem expectativas urgentes na pauta dos candidatos à vereança e prefeitura.
Senão, vejamos. Não há um dia sequer onde o francano não tem o incômodo de saber que a insegurança do cidadão cresce assustadoramente. Furtos e roubos à luz do dia se sucedem. Neste fim de semana, o jornal Comércio da Franca estampou em sua manchete o seguinte: "Cinco assaltantes armados fazem arrastão em festa de casamento." Na nota, há a informação de que assaltantes invadiram uma chácara onde se realizava uma festa de casamento e renderam cerca de 50 pessoas, levando jóias, dinheiro e celulares. Esta, porém, foi apenas uma das últimas ocorrências policiais.
No entanto, o que preocupa é que tal situação é antiga, tendo sido reconhecida pela própria Secretaria de Segurança Pública do Estado em suas estatísticas, há poucos dias e, até o momento, não aconteceu nenhum pronunciamento do Prefeito, Câmara dos Vereadores, Poder Judiciário, lideranças, etc., cobrando providências das autoridades. Ou seja, neste aspecto a população está totalmente abandonada.
Outro assunto que preocupa é o relacionado à saúde pública de Franca. No final de semana, noticiando a futura abertura de novo concurso para contratação de médicos, expôs-se a situação aflitiva por que passa a saúde local, chegando o Secretário da Saúde a afirmar que o congestionamento de atendimentos piorou porque até pessoas portadoras de convênios vêm se utilizando do atendimento municipal, em virtude da fraqueza das empresas que prestam serviços conveniados e forçam seus conveniados a aguardarem muito tempo para agendar suas consultas.
Em síntese: há muito assunto importante para ser explorado pelos candidatos nas próximas eleições, tendo em conta as carências que a administração atual permitiu, tornando a disputa acirrada e levando a crer que, como sempre, o eleitor continuará dando seu voto àqueles que melhores soluções apresentarem para os eternos problemas: educação, saúde e segurança.

2. Futebol brilhante do Santos FC.

Hoje, numa das semifinais do Campeonato Paulista, o Santos FC teve mais uma tarde de gala de Neymar, que fez os três gols do time, e despachou a equipe do São Paulo FC.
Atualmente, no Brasil, o Santos, quando tem condições de jogar com seu time completo, se constitui na melhor equipe brasileira, continuando a ser a segunda melhor equipe do mundo, atrás apenas do Barcelona de Messi e cia., que hoje, após dois insucessos, aplicou 7X0 no campeonato espanhol.
Não terá facilidades, no entanto, na final do Campeonato,  disputando contra o Guarani, que venceu hoje a Ponte Preta, após despachar o Palmeiras. Aliás, ambos de grande qualidade e que honram a cidade de Campinas pelo futebol alegre, envolvente e aguerrido que apresentam.

3. Projeto de lei que visa prejudicar o Judiciário.

O jornal O Estado de S.Paulo, deste domingo, em um de seus editoriais da seção Opinião, sob o título: "Uma proposta de estarrecer", aborda assunto preocupante em virtude de projeto de emenda constitucional que tramita na Câmara dos Deputados, o qual, se aprovado for, irá causar grande prejuízo ao Poder Judiciário e à independência de suas decisões.
Conforme esclarece o editorial:

"Está em curso na Câmara dos Deputados uma tentativa de golpe contra o Judiciário. Na quarta-feira, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa acolheu por unanimidade um projeto de emenda constitucional que autoriza o Congresso a 'sustar os atos normativos dos outros Poderes que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites da delegação legislativa'. A Constituição já lhe assegura esse direito em relação a atos do gênero praticados pelo Executivo."

E, complementa, em outro trecho:

"No particular - e muito mais importante -, o que se quer é mudar decisões do STF coerentes com o caráter laico do Estado brasileiro. Em maio do ano passado, julgando ações impetradas pela Procuradoria-Geral da República e pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, a Corte reconheceu a união estável de casais do mesmo sexo. Há duas semanas, diante de ação movida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde, autorizou o aborto de fetos anencéfalos."

Ou seja, o projeto ainda irá ter um longo caminho até sua provável aprovação, passando por uma comissão especial, além de obter aprovação em dois turnos nas duas casas (Câmara e Senado). No entanto, é bom ficar atento para esta nova manobra das forças ocultas deste país.

Nenhum comentário: