domingo, 8 de abril de 2012

Principais notas da semana.

1.  Campanhas milionárias para o cargo de prefeito de Franca.


Segundo informa o jornal Comércio da Franca, deste domingo, em reportagem intitulada "Campanha do milhão desafia candidatos", p.A-3, os interessados em ocupar o cargo de prefeito de Franca deverão gastar importâncias vultosas caso queiram ter sucesso na empreitada. Ainda, segundo a nota, o candidato Ubiali, do PSB, estima que, de sua parte, haverá necessidade da atingir a soma de 3 milhões. A pergunta que fica, de todos nós: como é que um candidato possui tal importância para gastar em uma eleição? Será que esta também é a preocupação da Receita Federal e do Ministério Público, órgãos responsáveis pelas investigações sobre os gastos absurdos dos candidatos? Por outro lado, é estranho uma pessoa investir importâncias milionárias em um cargo cujo provento beira R$10.000,00. Ou seja, o eleitor deve ficar de olho naqueles que esbanjam no intuito de obter um cargo público, não só antes, como, principalmente, após o término do mandato. Hoje, é comum ver-se pessoas que, na atividade pessoal, como autônomo ou ocupante de algum cargo público ou privado, com salários normais, de repente, ao passar para o lado político, após breve lapso, terem sua conta bancária e padrão de vida crescerem desproporcionalmente.

2. Escolas francanas sem segurança.

Outra notícia importante, publicada hoje como manchete no jornal Comércio da Franca, sob o título "72 escolas de Franca funcionam sem qualquer laudo de segurança", mostra o empenho do Ministério Público em obrigar as escolas a apresentarem laudo de vistoria de segurança exigido pelo Corpo de Bombeiros e ignorado pela fiscalização municipal. Aliás, na semana passada, houve um incêndio na escola estadual "Maria Pia da Silva Castro", no Parque do Horto, o qual não foi noticiado pelo jornal Comércio, mas foi destaque no jornal Diário da Franca e na EPTV Regional.
Enfim, o fato é que a situação no setor educacional de Franca, no que cabe à  atuação da prefeitura, é sofrível, merecendo reparos em todos os setores e, principalmente, no setor segurança.

3. A Páscoa e os comentários do dia.

A Páscoa estimula os articulistas que, de forma geral, exaltam a importância da comemoração, com destaque ao aspecto ressurreição. A Folha, que tem grandes nomes em seu quadro, notadamente Elio Gaspari, Ferreira Gullar e Carlos Heitor Cony, apresentou, neste domingo, a cargo do último, um excelente resumo sobre o momento nacional, sob o título "A Páscoa e os homens", onde, de forma sensível, Cony, com sua vasta cultura, compara os últimos acontecimentos (asssassinato nos EUA, Carlos Cachoeira) e conclui: "O que tem a Páscoa com nossas misérias? Somos diariamente açoitados e crucificados. 'Ecce homo', num vastíssimo plural: eis os homens! Mesmo assim, e apesar das evidências em contrário, pensamos que um dia poderemos subir à glória do céu."

4. Reunião do PPS promete grandes discussões e a assunção de fiel da balança.

O PPS (Partido Popular Socialista) tem reunião de seus filiados designada para a próxima quinta-feira, onde importantes assuntos deverão ser discutidos e, além da lista de definição de candidatos à vereança, deverá se posicionar a respeito das eleições para o Paço Municipal, com a escolha do candidato que deverá apoiar, com grandes possibilidades de aderir ao candidato a prefeito escolhido pelo PSDB. De qualquer forma, tudo dependerá da similitude de projetos e prioridades para a cidade, em discussão entre os dois partidos.

5. Páscoa de gala.

Após a celebração da missa de Páscoa, o momento mais importante do dia, nada melhor do que completar o dia com o almoço da data especial. Assim, nada melhor do que uma frugal e excelente bacalhoada, regada a um bom rosé francês e coroada com um excelente ovo de chocolate cherry brandy Kopenhagen (néctar dos deuses). As fotos são melhores do que mil palavras. Feliz Páscoa a todos!






Nenhum comentário: