1. Desembargador Élcio Trujillo.
Notícia auspiciosa para o meio jurídico francano, alunos da Unesp e cidadãos em geral: Dr. Élcio Trujillo que, por vários anos atuou como juiz de direito na Comarca de Franca, estando há algum tempo no Tribunal de Justiça de S. Paulo como Juiz de Direito Substituto em Segundo Grau (entrância especial), acaba de ser promovido, por merecimento, a Desembargador, em ato do Presidente do Tribunal, Des. José Roberto Bedran, conforme publicação do D.O. de 20.10.2011, caderno 1-Administrativo.
Dr. Élcio, além de notável juiz, encarna perfeitamente o perfil do "juiz do futuro", termo usado pelo Des. José Roberto Nalini em sua obra Formação Jurídica (2. ed. São Paulo: RT, 1999. p.147-148), ou seja: "o juiz do futuro precisa ser o profissional da harmonização. Sem desconhecer a luta pelo direito, dele se espera seja sensível, capaz de condoer-se da sorte de seu semelhante, e, portanto, consciente das consequências concretas de sua decisão. Juiz interessado mais em solucionar os litígios do que mostrar erudição. Empenhado em propiciar a autocomposição, sem pruridos para encaminhar uma saudável conciliação e menos preocupado em dizer a lei". O juiz alcança, merecidamente, o ápice da carreira, orgulhando todos que puderam e podem compartilhar de seus ensinamentos e exemplos, seja no Forum, seja nos bancos escolares onde, igualmente, ponteia como brilhante professor.
Parabéns ao novo Desembargador!
2. Convenção do PPS em Franca.
Na manhã chuvosa deste domingo, nas dependências da Câmara Municipal, realizou-se a Convenção do Diretório Municipal do PPS de Franca.
O atual Presidente do Diretório Municipal de Franca, Prof. Alberto Aggio, abriu os trabalhos convidando novos filiados como Jerônimo Pinto, secretário municipal, e Marco Garcia, Presidente da Câmara de Vereadores, para comporem a mesa e prestou algumas informações básicas aos presentes, tendo em conta a recente filiação de cerca de 50 novos integrantes ao Partido. Em seguida, procedeu ao principal motivo da reunião, qual seja, a eleição dos novos membros dirigentes do diretório municipal local, em número de 15. Aggio foi reeleito, por aclamação, ficando Marco Garcia com a vice-presidência e Jerônimo como secretário-geral. Outra importante deliberação foi a escolha de dois delegados francanos para representarem o diretório na Convenção Estadual do dia 06.11.: Marco Garcia e o prof. Julio Bonatti.
Na oportunidade, o prof. Aggio distribuiu um texto intitulado "PPS, um partido democrático, reformista e de esquerda", um breve resumo dos ideais defendidos pelo partido liderado pelo suplente de senador Roberto Freire, onde alguns posicionamentos refletem a dinâmica moderna a que o partido se propõe: "A modernidade sempre foi um fascínio para os brasileiros. O PPS quer que ela seja vivida a partir da valorização da política para que, de maneira realista, ela seja efetivamente democrática e uma conquista irreversível de todos."
A Convenção francana contou com várias manifestações de partícipes antigos e novos, onde ficou patente a forte presença, na nova direção, de pessoas da confiança do Prefeito Sidnei Rocha, recém filiadas, fazendo crer que a parceria local deverá ficar mais consolidada.
3. Mais um capítulo dos túmulos francanos.
A imprensa local deu destaque ao novo leilão de túmulos, efetuado pela Prefeitura Municipal, tendo em conta a decisão da ocupação de túmulos antigos, considerados abandonados pelos familiares das pessoas lá enterradas. Como aconteceu no primeiro leilão, fatos curiosos aconteceram, havendo até a participação do Prefeito (através de preposto), noticiando-se que o espaço preferido do mesmo foi arrematado por um empresário, restando ao Prefeito a escolha dentre quatro outras opções arrematadas. Os valores alcançados foram altos, para a maioria da população, que, por isso mesmo ficou, de maneira antidemocrática, afastada do pleito.
Restou, para a história francana, mais um episódio pitoresco, onde a briga por espaços considerados nobres demonstra que aquelas pessoas que muito se importam em figurarem nas colunas sociais e entendem que continuarão a brilhar e figurar no além, se esquecem que, nos umbrais localizados a sete palmos, orbitam vermes que, democraticamente, devoram todos igualitariamente!
4. Decadência dos clubes interioranos.
O jornal Folha de S.Paulo, deste domingo, caderno Ribeirão, p.C 1, sob o título "Academias e condomínios levam clubes à decadência", traz interessante matéria ligada à falência dos clubes sociais da região, citando até o tradicional Clube dos Bagres de Franca.
Realmente, Franca, entre outros clubes sociais, tem além do Clube dos Bagres, outros dois: AEC e Clube de Campo, que por muitos anos se destacaram como clubes de lazer importantes e de destaque. O Clube dos Bagres, além de ter sido excelente clube recreativo, onde milhares de francanos aprenderam os primeiros braços da natação, deu início à história do basquete francano, por muitos anos considerado um dos melhores do país. Hoje, é a verdadeira imagem da decadência. Os outros dois: AEC e Clube de Campo, outrora autores de grandes promoções, sofrem dos mesmos problemas que afligem os demais clubes: o avanço das academias e a proliferação de condomínios onde o lazer é proporcionado. Além disso, sucessivas diretorias que apresentaram gestões fracas colaboraram para o crepúsculo atual das associações de lazer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário