domingo, 5 de junho de 2011

A crise no basquete francano, Palocci e outros assuntos.

1. Basquete francano renova elenco com critérios estranhos.


A temporada do time francano de basquete foi insatisfatória e frustrante para os torcedores. Para o técnico e alguns diretores, ao contrário, o segundo lugar nos torneios seria meta esperada.
Na semana que se encerra muitas novidades aconteceram, algumas boas, outras más. As boas foram as dispensas dos norte-americanos que, durante o período em que aqui permaneceram, não justificaram suas contratações. Apesar de não terem sido os únicos responsáveis pela pífia campanha, acabaram por configurarem "bodes expiatórios". Além disso, um grande jogador, de grandes glórias, mas já veterano e de pouca produção, preferiu se transferir para Limeira. A má notícia, entretanto, foi a inesperada saída, para o time de Limeira, do atleta que mais se destacou no elenco e que foi o mais premiado pela Liga por sua atuação na temporada. E, o que é o pior, especula-se que a saída foi, justamente, pela pouca importância que a comissão técnica lhe atribuía, pela impossibilidade de progressão e pela preferência por atletas menos qualificados.
Enquanto o clube perde quatro atletas, não há perspectiva de nenhuma contratação de jogador de qualidade. A última novidade é a possível contratação de um auxiliar técnico argentino, para compor a comissão que já é excessiva, uma vez que, atualmente, além do técnico, há mais dois auxiliares. O novo auxiliar traria consigo algum jogador argentino e um norte-americano.
Ou seja, parece que o torcedor francano irá continuar refém dos erros crassos cometidos na atual temporada. Enquanto isto, conforme vêm salientando os torcedores, em suas manifestações na coluna do leitor do jornal "Comércio da Franca", as esperanças de mudanças ficam a cargo do Prefeito e patrocinadores que, como todos, não devem estar satisfeitos.

2. Palocci, atual incômodo na gestão Dilma.

A divulgação dos atos de Palocci, que podem configurar tráfico de influência, impróprios para um ministro, gerou grave crise política para o país e patente desconforto para Dilma. As declarações de Palocci, dadas com exclusividade para a Rede Globo (outro ato antiético), não tiveram o condão de justificar sua atuação e o problema irá persistir. Hoje, em manchete, o jornal Folha de S.Paulo traz a  informação de que "Dilma decide ouvir Lula sobre destino de Palocci". Além de demonstrar a fraqueza política de Dilma, se a afirmação se confirmar, haverá a prova cabal de que Lula continua a mandar, agora nos bastidores. E, ainda, teremos outra constatação confirmada: a imprensa continua a exercer o papel importante de denúncias e comprovação de atos ilegais, substituindo órgãos estatais que existem constitucionalmente para exercerem tais atividades.

3. Dia Mundial do Meio Ambiente.

Hoje, dia destinado ao Meio Ambiente, não pode ser considerado festivo, no Brasil. Conforme informam os noticiários, houve manifestação na Avenida Paulista. As críticas, fundadas, foram contra a aprovação (pelo Ibama), para a construção da usina de Belo Monte, no Pará, apesar dos futuros danos ao meio ambiente e à ecologia. Além disso, protesta-se contra a aprovação do Código Florestal que, em parte, traz prejuízos mas que, pela força dos ruralistas e latifundiários, saiu como queriam.

4. Necessidade de novo shopping.

O Franca Shopping se tornou pequeno para a cidade. O crescimento populacional e as necessidades de novas opções fazem com que se almeje a construção de mais um shopping para o futuro . Tanto é verdade que o jornal "Comércio da Franca", edição de domingo, no setor "Economia" p.A-18 e 19, traz matéria informando sobre o aumento de galerias comerciais na região central. A par desta realidade, é fato que o Franca Shopping não satisfaz totalmente as ambições do público que, refém, é obrigado a aceitar o reduzido número de opções no setor de alimentação, uma única exploradora de cinema (com programação falha, filmes não legendados, acomodações modestas dos cinemas) e inexistência de outras atrações. Assim, seria bom que outros grupos mostrassem interesse em construir um novo shopping em Franca. Lembre-se que Ribeirão Preto possui dois excelentes grandes shoppings e já tem um terceiro em construção, do grupo Iguatemi. E, como Ribeirão está muito próxima, a continuar a situação atual, os interessados continuarão a frequentar os shoppings de lá.

5. Prestação de serviços.

Quem necessita utilizar prestadores de serviços, relativos a pequenos reparos ou substituições de peças de aparelhos domésticos, sabe da dificuldade dos existentes na cidade de Franca. É incrível como grandes indústrias de eletro-eletrônicos confiam os serviços de atendimento para objetos em garantia  para "oficinas" locais, onde prevalece o mau atendimento e a demora nos serviços.

6. A boa comida italiana.

O jornal Folha de S.Paulo promove semanalmente a publicação de uma excelente coleção, denominada "Coleção Folha Cozinhas da Itália", que traz informações das regiões italianas e receitas especiais e consagradas. Vale a pena a leitura e a experiência na elaboração das receitas apresentadas. São deliciosas.

Nenhum comentário: