1. Minha homenagem.
Dia primeiro de abril é uma data importante para mim. É a data do nascimento de meu pai, Alfredo Palermo, falecido em 30.12.10. Se vivo estivesse, completaria 94 anos. Além de pai e exemplo, foi personagem de destaque nas cidades de Franca e Ribeirão Preto, locais onde prestou grandes serviços na área educacional jurídica, jornalística e literária. Quem teve o privilégio de conviver com o mesmo entende a falta que faz, nos nossos dias. Minhas homenagens.
2. Importante decisão da Justiça do Trabalho de Franca.
O jornal "Comércio da Franca", de 01.04.11, sob o título "Justiça condena prefeitura por assédio moral a enfermeira", na pág.A-4, informou sobre recente sentença da 2a.Vara do Trabalho, em Franca, em que a administração foi condenada a pagar 120 mil reais à enfermeira que propôs a ação tendo em conta "assédio moral do município para com a reclamante, o famigerado terror psicológico no trabalho, com repercussões no plano moral e físico à parte trabalhadora". Quem conhece o estilo do Prefeito sabe que tal lição é necessária.
3. Saúde: vergonha de São Paulo e do Brasil!
A situação da saúde no Estado de São Paulo e no Brasil é vergonhosa. Em São Paulo, as notícias relacionadas à epidemia de conjuntivite, fato que vem se repetindo há anos, irrita porque um governador que é médico nunca poderia permitir que se perdesse o controle como ocorre. Além disso, há a dengue, não só em São Paulo, como em todo o Brasil que, ano após ano, desafia a chegada de um administrador que realmente cumpra promessas de campanha presidencial, mote de todos candidatos. E, para confirmar que o setor da saúde está sofrível, temos uma notícia, estampada no jornal "Comércio da Franca", intitulada "Médicos ameaçam fazer greve de um dia", do dia 01.04.11, p.A-5, informando que no dia 07 de abril, Dia Mundial da Saúde (incrível o dia escolhido) médicos francanos insatisfeitos com a remuneração que percebem dos planos de saúde irão entrar em greve por um dia porque "a paralisação tem como objetivo mostrar para a população a insatisfação dos médicos com os operadores dos planos de saúde". É muito estranho porque nas páginas da Folha de S.Paulo de domingo passado havia o comunicado da inauguração de uma majestoso prédio, em Ribeirão Preto, como o novo hospital da Unimed de lá. Em Franca, diretores da Unimed e do Regional, maiores proprietários de planos de saúde na cidade, negam qualquer insatisfação. A população, como sempre, é a maior prejudicada e ninguém faz nada para acabar com tais absurdos.
Como tenho acentuado em comentários anteriores, o problema maior do Brasil é a educação. E, no caso da saúde, a educação, se existisse, evitaria o caos dominante.
4. Educação.
É fato. A principal carência do país. Um país educado evita problemas de saúde e de segurança, os dois outros grandes problemas que afligem a sociedade brasileira. E, para variar, os candidatos que nas eleições prometem tudo e, especialmente, saúde, educação e segurança, em pouco tempo esquecem as promessas e o povo fica na situação em que hoje se encontra: educação zero, saúde inexistente, com pessoas morrendo às pencas nos péssimos hospitais públicos e, finalmente, os cidadãos acuados em suas casas e expostos à bandidagem que campeia.
Pois é. O Brasil deveria se espelhar no exemplo da China. Lá, entre outros progressos, a educação é tratada com esmero e produz frutos generosos. Em artigo esclarecedor, Fábio Barbosa, colunista da Folha de S.Paulo (do caderno dominical Mercado), sob o título "Educação, o 'negócio da China' ", de 27.03.11, p.B-14, enfatiza: "o que realmente parece dar sustentação a essa arrancada da economia chinesa é o salto na educação. Os chineses estão estrategicamente investindo nos seus jovens. Alguns dados: há cerca de 130 mil chineses em cursos de pós-graduação nos EUA; há mais de 300 milhões de crianças aprendendo inglês na China; quatro universidades chinesas apareceram no recente ranking das cem melhores do mundo (nenhuma brasileira, a propósito)". E, conclui: "hoje, o tal 'negócio da China', parece ser mesmo o investimento na educação. Vamos seguir essa onda!".
Enquanto isto temos um ministro da Educação que conhecemos e universidades pedantes que se julgam acima de tudo, além de nenhuma política educacional!
5. Reportagem incompleta sobre segurança pública.
O jornal "Comércio da Franca" de 31.03.11 publicou reportagem intitulada "Criminalidade se multiplica em 10 anos", p.A-6, onde destaca estatística, efetuada pela Secretaria da Segurança do Estado de S.Paulo, informando que na década compreendida entre os anos de 1997 e 2007 houve aumento de 35% nas ocorrências criminais. No primeiro parágrafo da notícia há a frase: "Franca está a cada ano mais perigosa". Exato. Só que a reportagem ficou incompleta. Faltou a análise e demonstração da situação atual, pois entre 2007 e 2011 a situação piorou, e muito. Todos os cidadãos sabem, porque muitos já passaram pela experiência ruim como vítimas da criminalidade ou conhecem quem passou, que atualmente a situação está sem controle e a cidade está à mercê da violência, representada principalmente pelo crescimento anormal de furtos, assaltos e crimes assemelhados não solucionados pela segurança pública. Lamentavelmente, tais acontecimentos não são bem explorados pela mídia que, como se sabe, tem no Brasil o papel de maior fiscal dos entes públicos.
6. Final de semana feliz.
O desfecho da semana foi feliz. O Palmeiras venceu brilhantemente, na Vila Belmiro, o Santos Futebol Clube, de Neymar e Paulo Ganso, com um golaço do Gladiador Kleber. Tenho a certeza que, um grande palmeirense, hoje no céu, está muito feliz porque recebeu o presente de aniversário que gostaria, se vivo estivesse. Além dele, nós e a imensa Nação Palmeirense!
Nenhum comentário:
Postar um comentário