Corporativismo influencia mídia.
Franca é pautada, essencialmente, pelo corporativismo. Assim, grupos que já se estabeleceram, rechaçam o aparecimento de novos interessados em se estabelecerem. A consequência desta prática é o afastamento de grupos comerciais importantes como Carrefour, Pão de Açúcar, ou redes cujos comércios necessitam de competir com os locais. As últimas atitudes da ACIF comprovam tal assertiva, implicando com a vinda de feiras itinerantes e outras medidas. E tal situação atinge todos os setores, inclusive os de serviços e de profissionais liberais.
O reflexo do corporativismo atinge a mídia e, nesta semana, duas notícias tiveram pouca repercussão, apesar da importância dos assuntos. Uma delas, a informação de que o Magazine Luiza decidira patrocinar o time de basquete do Uberlândia, na condição de principal patrocinador, o que lhe permitirá incluir sua logomarca em quatro lugares, além de compartilhamento na designação do clube.
A informação saiu em segundo plano no caderno de esportes do Comércio da Franca de 22.10.13, p.3-E, sob o subtítulo de "Patrocínio". Não houve nenhuma crítica, apesar de Franca ter um time de basquete que não mereceu tal patrocínio, a empresa ser local e seus diretores serem constantemente "homenageados" em eventos e figurarem nos destaques do dia a dia das diversas colunas sociais.
Outra notícia, envolvendo erro médico em atestado de óbito de uma criança, enterrada viva, há vários anos, obteve grande destaque no Jornal Regional da Globo, que mencionou os nomes dos envolvidos e, a mídia local, alegando "segredo de justiça", sonegou a informação que envolve conhecido profissional.
Até quando o provincianismo e o acerbado espírito de corporativismo continuará a dominar todos os setores de Franca?
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