domingo, 28 de julho de 2013

Papa Francisco: habemus líder!

Papa Francisco: habemus líder!

O Brasil acaba de passar uma semana abençoada!
Com a eleição do Papa Francisco e seus primeiros posicionamentos, era fácil prever que estávamos diante de um predestinado. Sua humildade, presença, carisma e primeiras atitudes perante aqueles que o circundavam impressionaram desde o início.
A chegada ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude comprovou tudo aquilo que já se prenunciava. E, nos dias que se seguiram, tivemos uma sucessão de pronunciamentos cheios de sabedoria, onde havia sempre o privilégio da atenção aos mais pobres, doentes, crianças e povo em geral.
Rodeado por políticos de baixo nível, como Eduardo Paes e Sérgio Cabral, o Papa soube manter a distância do foco aos mesmos, capitalizando as atenções para a verdadeira missão a que veio: missionário da fé, fraternidade e solidariedade.
Em todos os eventos programados, o que se viu foram mensagens cheias de otimismo, colocadas sempre com precisão, resgatando ensinamentos primordiais do catolicismo e do santo inspirador de sua escolha, São Francisco de Assis, especialmente na solenidade do centro de recuperação de dependentes químicos.
Também, marcante foi sua crítica à posição cômoda dos párocos que, na imensa maioria se "escondem nas sacristias", numa acomodação que só prejudica o desenvolvimento do catolicismo.
O recado dado aos jovens, que participam de reivindicações, para que não se acovardem diante das dificuldades e que continuem a luta foi uma advertência aos maus políticos de todo o mundo e, especificamente aos do Brasil.
Enfim, o Papa Francisco mostrou a que veio. Sem dúvida, trata-se de um líder, cujo carisma permite lembrar que o mesmo tem em si, juntas, as qualidades de bondade e preocupação com os humildes de João XXIII e o brilho cativante de João Paulo II, o que nos faz sonhar com o início de uma fase áurea da Igreja Católica.
Por uma semana, por incrível que pudesse parecer, os brasileiros sentiram inveja dos argentinos!
Salve Papa Francisco! Que Deus sempre o mantenha iluminado!

Nenhum comentário: