1. Medicina em Franca e comentários infelizes.
A Unifran anunciou dia 18 a autorização, via Diário Oficial, de seu novo curso, para o ano de 2012, o de Medicina. Foi, sem dúvida, uma vitória para a universidade privada e também para a cidade e região. O principal mote em torno do assunto é a constante escassez de candidatos ao cargo de médico nos concursos públicos abertos em Franca e região. Na verdade, Franca cresceu muito e os hospitais existentes na cidade já se tornaram insuficientes para a demanda. Herdando vícios antigos, as instituições atuais carregam sistemas societários fechados e corporativismos próprios da classe, que dificultam a entrada de novos profissionais vindos de outras plagas, fato que resulta no quadro atual de insuficiência de elementos para o serviço público.
Por outro lado, as famílias francanas e da região terão mais uma opção de estudo para seus filhos que, a partir de agora, poderão usufruir de meios menos onerosos para obterem acesso a curso que demanda muitas dificuldades.
Em meio às inúmeras manifestações de júbilo, causou celeuma o posicionamento contrário de certos profissionais da área médica que chegaram ao absurdo de alegar que o curso não estaria ao alcance de cidadãos que sobrevivem do mercado calçadista. O castigo veio no dia seguinte, quando o jornal Comércio da Franca noticiou a condenação de dois médicos por erro profissional relacionado à morte de jovem de 19 anos. E, como se sabe, nenhum deles formado em Franca.
Ou seja, conforme bem disse um leitor daquele jornal, o bom profissional é premiado pela continuidade, já o mau, o próprio dia a dia se encarrega de eliminar e nem sempre o fato de ter cursado universidade de renome dá garantia de competência a qualquer pessoa.
2. Um novo shopping para Franca.
A cidade de Franca possui dois shoppings, o Franca Shopping e o Shopping do Calçado, este último mantendo comércio segmentado. O primeiro, que já existe há um bom número de anos, não consegue apresentar condições, desenvolvimento, atrações e tudo o mais que de um shopping se espera. A empresa responsável pelo Franca Shopping não desempenha sua administração a contento há bom tempo. Tanto é verdade que não se tem notícias sobre algum shopping de relevo de tal grupo. Consequência disso é a repetição, ano a ano, de promoções medíocres na época do Natal ou, como agora, nenhuma promoção.
Enquanto isto, na vizinha cidade de Ribeirão Preto, a qualidade dos shoppings lá existentes é anos luz maior. Assim, na Folha Ribeirão deste domingo, na p.C-7, há a notícia: "Shoppings sorteiam carros, TVs a até trens elétricos para o final de ano". No início da nota temos a informação: "Um Jeep Grand Cherokee, três Mercedes-Benz C180, dois Citroen C3 Picasso e um Sportage, todos zero quilômetro, estão entre os prêmios sorteados nos shoppings de Ribeirão Preto nas campanhas de final de ano. Além de carros, televisões LCD 40'', trens elétricos e decorações com árvores gigantes, Papai Noel e bonecos de neve pretendem atrair os consumidores."
Ao final da nota, temos a informação sobre o Franca Shopping, informando inexistir premiação: "neste ano preferiu investir em decoração natalina". É brincadeira. Quem já foi ao Franca Shopping verifica a modesta decoração.
Além do dinamismo doa atuais shoppings de Ribeirão, ainda há a expectativa para a implantação da unidade Iguatemi na cidade, em breve, conforme já se vê na mídia televisiva.
Tuso isto nos leva a desejar, cada vez mais, que um grupo se interesse pela cidade de Franca e traga mais um shopping. E, desta feita, de qualidade.
3. Benvinda lei antiálcool.
Neste final de semana entrou em vigência a nova lei estadual que disciplina a venda de bebidas alcoólicas em estabelecimentos comerciais. Na verdade, veio em boa hora. Os excessos do consumo de bebidas vêm causando vários problemas, especialmente em relação ao crescente número de acidentes de trânsito e perturbações do sossego público. Franca, como todas as cidades, padece também dos problemas gerados pelo abuso e falta de controle na venda de bebidas alcoólicas.
O jornal Comércio da Franca deste domingo, sob o título "Lei antiálcool multa 2 bares de Franca na primeira noite", p.A-9, mostra que, se realmente aplicada a nova lei, a cidade irá lucrar com a diminuição de acidentes e perturbações do sossego público oriundas das algazarras de fim de semana nas imediações dos postos de gasolina. Esperemos que a fiscalização seja rigorosa e constante.
Além disso, é de ressaltar que o prefeito de São Caetano do Sul sancionou a Lei Municipal nº 5.021 de 25 de agosto de 2011 que proíbe a venda e consumo de bebidas alcoólicas em postos de abastecimento de combustíveis e serviços, nas suas lojas de conveniência ou em trailers instalados no seu perímetro (detalhes da Lei podem ser encontrados em http://www.saocaetanodosul.sp.gov.br/interna.php?conteudo=4104). Tal exemplo poderia ser adotado também em Franca, se os diligentes vereadores souberem utilizar suas faculdades, o que viria completar a lei estadual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário