Calçadas francanas na pauta.
Franca é, tradicionalmente, uma das cidades que apresentam as piores calçadas das cidades paulistas.
Há certo tempo, a Prefeitura Municipal anunciou o Projeto Calçada Segura, que almeja regularizar o problema. O anúncio ficou em banho-maria. Agora, o jornal Comércio da Franca, em sua manchete de sábado (04.01) faz reportagem intitulada "Prefeitura vai multar imóveis sem calçada ou com pavimento ruim". Além da fiscalização sobre os imóveis já existentes e em situação irregular quanto às calçadas, adianta-se que aqueles novos não terão o habite-se se não apresentarem calçamento regular. Na matéria há a informação de que a Prefeitura irá dar o exemplo regularizando o calçamento dos bens públicos.
Custa a crer. No entanto, vamos acompanhar para ver se a Prefeitura, cumprindo sua parte, efetua o calçamento de todo o entorno do Poliesportivo e das principais praças públicas. Se tal ocorrer, já será um bom início. Quanto aos imóveis dos cidadãos, melhor seria começar por aqueles que têm grandes áreas não construídas em terrenos baldios repletos de matagal, objetos de especulação imobiliária, outro problema crônico do município.
Praças ignoradas.
A propósito, não deve a Prefeitura se preocupar apenas com o estado das calçadas públicas. Outra grande carência local diz respeito a nossas praças públicas. Como todos verificam, nossas principais praças públicas estão em total abandono e não se criam novas, apesar de existirem diversos espaços aguardando providências.
Desde a época da Dra. Olga Toledo, há boas décadas, não aparece profissional inspirado no cultivo ao embelezamento e cuidado das praças. Basta ver as duas mais centrais: Praça N. S. Conceição e Barão, exemplos de falta de atenção e criatividade, com plantas visivelmente abandonadas.
Parece que nossos administradores, embora sejam adeptos de viagens a outras plagas, não cultivam o hábito de apreciarem os bons exemplos de cidades congêneres e não dão o devido valor a esta parte saudável e necessária ao convívio humano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário