O escolhido para o STF.
O advogado Luis Roberto Barroso é a última indicação efetuada por Dilma Rousseff para o STF, em substituição ao ministro Carlos Ayres Britto, que se aposentou por ter completado 70 anos, na compulsória.
Trata-se de professor e especialista em Direito Constitucional, área mais relacionada aos integrantes da Suprema Corte, cujo papel é, em essência, direcionado a assuntos ligados à Constituição Federal.
Barroso, além de dono de prestigiado escritório de advocacia, é procurador do Estado do Rio de Janeiro, e recentemente foi o patrono da defesa do Estado na questão dos royalties do petróleo. Daí sua notória ligação com o governador Sérgio Cabral, pessoa relevante junto a Dilma e que também teve influência na indicação de Luís Fux, outro membro do STF.
Além disso, pesa contra Barroso o fato de ter sido o advogado do terrorista Césare Battisti, no rumoroso caso já julgado pelo STF. O terrorista, infelizmente, graças a esta defesa e ao ex-presidente Lula, teve o pedido de extradição negado, podendo permanecer livre em nosso país, a despeito de seus inúmeros crimes e condenação na Itália.
Barroso é conhecido por sua defesa aos direitos humanos e participação na defesa do direito do aborto para casos de anencefalia, defesa das células-tronco embrionárias em pesquisa, julgamento que liberou a união estável homoafetiva em 2011, etc.
Em seu Blog, afirma ter sido amigo do famoso filósofo do direito Ronald Dworkin, que foi conhecido entre outras coisas pela defesa dos direitos das mulheres, gays, igualdade racial e minorias nos EUA.
Barroso disse que Dworkin foi seu inspirador na defesa da dignidade humana, tema que considera primordial na atualidade.
Após sabatinado no Congresso, Barroso poderá participar dos julgamentos dos recursos do Mensalão, ficando a apreensão geral se os mesmos serão aceitos, já que, além dele, há um novo indicado por Dilma, Teori Zavaski, podendo ocorrer uma reviravolta a favor de José Dirceu, Delúbio, João Paulo Cunha e José Genoíno, entre outros.
Barroso também deverá ser escolhido como relator do outro mensalão, o de Minas Gerais, onde os envolvidos são do PSDB. E, aí, mais uma vez se saberá se sua escolha foi ou não estratégica.
À população só resta rezar. E esperar que nada mude em relação às sentenças dadas no maior julgamento já realizado no STF.
Neymar, finalmente, acerta com o Barcelona.
Numa transação esperada desde 2012, finalmente, o maior craque em atividade no Brasil consumou sua transferência para o milionário Barcelona da Espanha. O negócio, que teve longa duração, culminando com uma vigília de empresários durante três dias desta semana, teve lances de grande disputa entre os dois maiores clubes espanhóis: Real Madrid e Barcelona, cada uma oferecendo maiores vantagens aos cofres do Santos, investidores particulares e ao próprio Neymar.
Apesar da oferta do Real Madrid superar a do Barcelona, em números, a escolha pessoal de Neymar pesou e o Barcelona levou a melhor, concluindo um investimento de cerca de 320 milhões de reais, aí incluídos valor do passe, salários de cinco anos e demais despesas.
Agora, Neymar, que nos últimos tempos não vinha apresentando um futebol que dele se esperava, irá se juntar ao melhor time de futebol da atualidade, onde ponteia o melhor do mundo (Messi) e craques insuperáveis como Iniesta, Xavi e cia. e terá de render o que dele todos aguardam para, no futuro breve, tentar se tornar o "melhor do mundo" como Messi é agora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário