domingo, 13 de março de 2011

Notas da semana.

1. Insegurança pública de Franca denunciada e ignorada.

Na quarta-feira de cinzas, dia 9 de março, a Rede Globo (em seu Bom Dia Brasil) deu destaque para a atual situação de crescente insegurança pública na cidade de Franca. Na oportunidade, chegamos a comentar e enfatizar que não se via movimentação das instituições responsáveis sobre o assunto (órgãos de segurança, Prefeitura, Câmara, etc.) no sentido de se minimizar ou acabar com a criminalidade na urbe.
Curiosamente, a imprensa local ficou muda sobre o tema. Qual seria o motivo?
Por outro lado, no dia 12 de março, o jornal Comércio da Franca apresentou reportagem, na seção Local (Qualidade de Vida), sob o título "Francanos estão vivendo mais e melhor", página A-4, em que o autor se vale de informações da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), divulgadas pela Assembléia Legislativa de São Paulo. Para se chegar a tal afirmação, levou-se em conta três indicadores: educação, expectativa de vida e renda média.
Mas, cá para nós, porque a pesquisa não levou em conta o fator segurança, como índice fundamental para, aí sim, se falar em melhoria de qualidade de vida?
Outra curiosidade quanto à mídia local é a total discrepância em relação às notícias impressas e as do rádio. Neste, as informações de ocorrências policiais são infinitamente maiores e mais completas. Naquelas, há notícias que nem são mencionadas.

2. O esforço da equipe de futebol da Francana.

Sem contar com a ajuda do poder público, como as milionárias verbas destinadas ao basquete, a equipe futebolística da Associação Atlética Francana vem, dentro de suas possibilidades, honrando o nome da cidade.
Sábado, em dia chuvoso, na cidade de Leme, em gramado totalmente encharcado, o time verde e branco obteve empate sem gols com o time da casa, embora tenha em alguns momentos passado perto da vitória. E, com mais alguns jogadores de qualidade, como Amaral e Adriano Paulista, que foram destaques naquele jogo, sem dúvida o time poderá alcançar sua classificação às finais.

3. Louvação ao Prefeito.

Embora não seja aniversário da cidade ou do homenageado, neste domingo, o jornal local Comércio da Franca, de forma inédita, editou um suplemento especial, com 20 páginas, dedicado ao atual prefeito Sidnei Rocha, onde há elogios à atuação do mesmo na política e no rádio. No interior das páginas há publicidade de empresas ligadas ao serviço público ou participantes de licitações públicas.

4. Tsunami no Japão e vazamento nuclear.

Muito triste e preocupante o ocorrido no Japão neste fim de semana. Lamentavelmente, seja de forma natural, seja pela má intervenção humana no meio ambiente, o aumento de desastres ecológicos vêm se tornando dilema mundial. Como foi atingida a usina nuclear de Fukushima, no norte do Japão, sendo necessária a evacuação de 140 mil habitantes, em decorrência do tsunami, volta a ser questionada a validade ou não de se construir usinas nucleares. E o Brasil surge como um dos países que não teriam necessidade alguma de possuírem tal recurso para produzir energia, já que temos rios suficientes para propiciarem a construção de usinas convencionais.
Vamos aguardar que o bom senso prevaleça junto aos governantes nacionais.

Nenhum comentário: