Quem reside em Franca não se surpreendeu com o destaque dado pelo Bom Dia Brasil de hoje, da Rede Globo. Mas, não pode deixar de ficar triste.
Na reportagem, foi salientado o dia a dia de vários comerciantes da cidade de Franca que, para exercerem seu trabalho honesto, são obrigados a colocar grades e imensa parafernália de dispositivos de segurança em seus estabelecimentos comerciais, tendo em conta a crescente onda de criminalidade que domina a urbe há bom tempo.
Por vários minutos mostrou-se a inquietação dos francanos e os apresentadores Carla Vilhena e Renato Machado, em rede nacional, criticaram o que ocorre numa "importante cidade de trezentos mil habitantes".
Ninguém mencionou o trabalho da polícia, nem medidas da prefeitura e vereança. Nem precisava. Todos nós sabemos que não só os comerciantes estão aflitos com a insegurança pública. Também os moradores da cidade vêm convivendo com um expressivo aumento de furtos, roubos, atentados e todo tipo de criminalidade, com visível inércia da segurança pública. Curiosamente, o Prefeito, que há pouco tempo ficou satisfeito com o destaque da mídia em recente evento basquetebolístico, cujo brilho maior se deveu à Rede Globo, e que gosta de se gabar de obras públicas realizadas, não tem realizado qualquer procedimento visando atenuar ou acabar com o aumento da criminalidade, papel que também figura entre suas principais obrigações. Ou seja, basta acionar o Secretário de Segurança do Estado e informar a quantas anda a segurança pública local.
Por seu turno, a Câmara Municipal, que tem atribuição de fiscalizar o Prefeito e lutar pelos direitos dos cidadãos, entre eles a segurança, permanece silente, embora todos saibam que o alcáide possui amplo domínio sobre as decisões da mesma. Poderiam, pelos menos uma vez, fugir do jugo do Prefeito e lutar pelas aspirações populares, ainda mais agora que a reportagem global desnudou as mazelas locais em grande estilo. Franca já teve melhores administradores, vereadores e segurança pública em época não distante.
É hora de uma sacudida, caso contrário, a vida e o progresso da cidade estarão definitivamente comprometidos!
(A reportagem da Rede Globo pode ser consultada através do seguinte link:
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/03/inseguranca-deixa-comercio-atras-das-grades-no-interior-do-brasil.html ).
Nenhum comentário:
Postar um comentário