domingo, 4 de novembro de 2012

Jornal prestigia vaidade do prefeito. Renovação política necessária. Atriz que ganhou museu do prefeito não se lembra de Franca.

Jornal prestigia vaidade do prefeito.


"A modéstia é uma forma de sabedoria. O que todos queremos é o reconhecimento e só o indivíduo modesto pode ser reconhecido e elevado pelos outros". (Betty Milan)


Passada uma semana do período eleitoral, esgotadas as notícias, o jornal Comércio da Franca deste domingo presenteia Sidnei Rocha com uma manchete de meia página sob o título "Daqui pra frente, sai da frente", cuja matéria é encontrada no setor Entrevista de domingo (p. A-12-13).
Na verdade, não se trata de uma entrevista, mas de longo e absurdo autoelogio, onde o entrevistador parece anuir ao invés de inquirir. Aí, Sidnei se mostra e passa a vangloriar-se além de expedir ameaças aos políticos que considera rivais atuais e futuros.
Sendo, talvez, um dos últimos atos públicos do prefeito, melhor se não tivesse sido produzido. Dele não se extrai quase nada a não ser o patente eclipsar de um homem público polêmico, que se pautou mais pelas bravatas do que por realizações úteis.

Renovação política necessária.

As declarações do prefeito francano somente podem ser aproveitadas quando ele defende a renovação de deputados locais. Na verdade, a renovação deve ser geral, assim como ocorreu em parte na Câmara Municipal e na própria prefeitura, nela com a saída do próprio Sidnei, o qual, por sua vez, deveria também dar lugar aos mais novos e não se aventurar nas próxima eleições.
Aliás, há um excelente artigo de Gaudêncio Torquato, no Estadão de hoje, intitulado: "Recados com puxão de orelha", onde há uma análise justamente sobre a necessária renovação e onde o autor termina citando Elias Canetti em frase que retrata tudo: "Se o rei começa a envelhecer, sua força mágica está ameaçada. Pode diminuir ou enfraquecer, transformar-se em seu contrário; por isso, tira-se a vida do rei que envelhece para transferir sua força mágica ao sucessor". E Gaudêncio completa: "Qualquer semelhança com nossos 'velhos reis' não é mera coincidência."


Atriz que ganhou museu do prefeito não se lembra de Franca.


A atriz Regina Duarte, que por um capricho do prefeito francano, vai receber homenagens com a construção de um museu para si, onde se pretende expor objetos de sua carreira, apesar de ter nascido em Franca e das futuras badalações, dificilmente faz menção à cidade. Hoje, em entrevista à coluna de Mônica Bergamo, no jornal Folha de S.Paulo, vários assuntos são tratados sobre sua carreira e em nenhum momento a atriz cita Franca e a construção de um museu que guardará dados sobre sua trajetória.
Sobre este tipo de ato falho, o loquaz prefeito não se manifesta em suas constantes aparições na mídia francana, que por sua vez, também não se interessa em cobrar, numa cumplicidade humilhante.

Nenhum comentário: